Centro de Cidadania/ Escola de Serviço Social

O Centro de Cidadania da Praia Vermelha é um programa de extensão da ESS/UFRJ, que (re)afirma a função social da Universidade, e sintetiza a experiência e as proposições do seu corpo profissional. Atua em parceria com diferentes unidades acadêmicas da UFRJ e de outras instituições comprometidas com a democratização do conhecimento produzido na universidade. Direcionado, especialmente, aos discentes do curso noturno, aos supervisores de campo de estágio, aos gestores das políticas sociais e, prioritariamente, às lideranças dos movimentos sociais (representantes das associações de moradores, líderes religiosos, políticos, dentre outros) que não tiveram acesso à universidade através do mecanismo formal de seleção que é o vestibular.

O Centro de Cidadania da Praia Vermelha / UFRJ e seus parceiros terão, como eixo orientador, as lutas históricas dos trabalhadores em busca de seus direitos políticos e sociais. Evidentemente, a adoção desta opção política coloca-se no extremo oposto da ideologia mercantilista que propaga a educação como fonte de renda e lucro.

Seu objetivo é democratizar o conhecimento produzido na UFRJ e nas demais Instituições de Ensino Superior, tendo em vista contribuir para a formação de uma “consciência cidadã”.

UFRJ Universidade da Cidadania (FCC)
Desenvolvido por: TIC/UFRJ